Durante a Black Friday Brasil 2013 muita gente reclamou que os preços estavam iguais a outras épocas do ano e as promoções não eram reais pois as lojas aumentaram os preços e aplicaram descontos sobre o preço reajustado, que os descontos eram de 50% do dobro do preço, entre outras reclamações (até um tumblr fizeram para postar as promoções fajutas http://ofridayfiasco.tumblr.com/).
Porem o que se viu no mundo real foi RECORD de vendas do ano de 2013.
E por que isso aconteceu?
Simples. As pessoas não são movidas pela verdade e a verdade não as interessa.
Antes da Black Friday, todas as grandes lojas fizeram campanhas massivas de anúncios na televisão, rádio e internet anunciando os tais descontos, e os preços baixos que só na black friday poderiam ocorrer, e a população como sempre, acreditou!
A televisão exerce grande influência na vida, rotina e decisões das pessoas, por isso é o meio mais caro de se anunciar e o governo está de olho em sua “regulamentação” para então poder colocar quem eles quiserem para falar bem deles mesmos e mostrar como eles são bons em tudo o que fazem, mantendo assim a sensação de bem estar e o povo sob controle.
Agora já sabemos, black friday 2014 será outro sucesso de vendas, se pelo menos até lá o governo permitir e nós designers poderemos aproveitar mais fatias desse bolo.
Faça Negócios, Faça Design.
Fonte das informações da Black Friday 2013:
http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/noticias/2013/12/02/Black-Friday-movimenta-770-milhoes-de-reais.