100 marcas mais valiosas do mundo 2012

O estudo divulgado hoje, dia 01/10 pela interbrand apontou as 100 marcas mais valiosas do mundo.

A Coca-cola continua na liderança com uma marca avaliada em Us$: 77.839.000.000,00 (Setenta e sete BILHÕES de dólares), em segundo lugar aparece a Apple com um valor de mercado de Us$: 76.568.000.000.00 , pouco mais de Us$:1 bilhão de diferença para a Coca.

Porém, para nós designers o que isso significa?

Acontece com freqüência confundirmos valor de marca com valor do logotipo.

Os logotipos são os ativos intangíveis da empresa, em posts futuros falaremos sobre isso, já a marca leva em conta muito mais coisas que simplesmente a sua identidade visual.

Para realizar esse ranking, a interbrand utiliza 3 requisitos que contribuem para o valor da marca: O desempenho financeiro do produto ou serviço, o papel que a marca desempenha ao influenciar a escolha do consumidor e por último o poder que a marca possui em comandar um preço premium.

O desempenho financeiro do produto ou serviço:

Como já explicado neste blog, toda empresa existe para gerar recursos para a própria empresa e também para seus acionistas, o que geralmente chamamos de lucro (calma, não se assuste com essa palavra!), pois é através destes recursos que a empresa investe em pesquisas e desenvolvimentos de novos produtos gerando um negócio sustentável ao longo prazo e se mantendo no mercado por mais tempo.

 O Papel que a marca desempenha ao influenciar a escolha do consumidor:

Quando você vai a um restaurante e pede um refrigerante, o garçom afirma com tristeza que eles não tem a marca que você pediu porem, tem a outra que também é boa. Isso é o papel que a marca desempenhou ao influenciar a SUA escolha, isso acontece com todas as marcas avaliadas pela interbrand, não só no caso do refrigerante.

E agora o mais interessante, O poder que a marca possui em comandar um preço:

Pode parecer que não, mas é a Coca-cola quem estipula o preço que seu produto será vendido pelos comerciantes e a margem de lucro que eles terão, alem do contrato de exclusividade quando o comerciante possui uma geladeira da empresa. Isso faz com que a empresa mantenha o controle do mercado, é claro que o comerciante pode vender uma coca cola pelo preço mais alto, mas dificilmente ele venderá mais barato que seu concorrente pois a margem de lucro da coca-cola é pequena. Muitos supermercados compram grandes quantidades para lucrarem apenas R$: 0,05 por lata vendida. Isso mostra o poder da empresa e os estudos mercadológicos envolvidos em sua cadeia de distribuição.

Por fim, são esses fatores que levam uma marca a ser reconhecida no mercado e não simplesmente um logotipo e uma identidade visual bem feita, isso ajuda, e muito porém, nós designers temos que estar a frente de questões estratégicas dos negócios e em conversa constante com a alta diretoria das companhias para isso é importante um approach com comunidades de administradores e profissionais do marketing.

Faça negócios, faça design.

Fontes:

Exame http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/as-100-marcas-mais-valiosas-do-mundo-em-2012

Interbrand http://www.interbrand.com/pt/best-global-brands/2012/Best-Global-Brands-2012-Brand-View.aspx

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